Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/311
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: AVALIAÇÃO DO SUPORTE À TRANSFERÊNCIA E DO IMPACTO EM AMPLITUDE DE UM TREINAMENTO DE LIDERANÇA APLICADO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
???metadata.dc.creator???: ZAVA, WILMARA APARECIDA BORGES CAMARGO 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Maria Virgínia de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silveira, Marco Antônio
???metadata.dc.description.resumo???: A área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tem recebido cada vez mais investimentos nas organizações, ampliando-se também o interesse por conhecer os resultados derivados de tais ações, pois é fundamental medir os resultados obtidos após o treinamento, utilizando-se de uma adequada avaliação da percepção dos participantes sobre o curso ofertado. Apesar dos altos investimentos na área de capacitação para o trabalho, ainda há poucas pesquisas empíricas sobre o treinamento, desenvolvimento e educação na literatura nacional. Para a presente pesquisa foram investigados os cursistas da capital goiana e da comarca de Aparecida de Goiânia, que ocupam cargos de direção/chefia em uma Organização Pública do Estado de Goiás, e que foram submetidos a um curso de capacitação em liderança aplicado ao longo de 2018 e início de 2019. Trata-se de uma pesquisa empírica de caráter exploratório-descritivo, em uma abordagem quantitativa, mediante a aplicação de duas escalas de avaliação validados por Abbad (1999) - Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho medida em Amplitude (IMPACT), e um instrumento de Suporte à Transferência. Participaram do estudo 46 servidores com cargo de gestão e que foram submetidos ao treinamento. Os resultados obtidos foram tabulados e exportados para o programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, no qual foram realizadas as análises descritivas que permitiram a interpretação dos dados. Os resultados encontrados indicam que dentre as variáveis apresentadas aos servidores integrantes da amostra responderam aos objetivos do treinamento e alcançaram um Impacto em Amplitude com Média Geral de 3,98 e Suporte à Transferência de 3,24, demonstrando que possuem conhecimento, material e predisposição para aplicação do conteúdo aprendido, entretanto não possuem apoio de seus superiores sendo essa a variável que mais impacta o resultado obtido, com médias de 1,93 e 1,83 respectivamente.
Abstract: The Training, Development and Education (TD&E) area receives more and more investments in activities, also expanding or interest in knowing the results obtained in these actions, as it essential to measure the results after the training, using them adequate evaluation of the perception of the participants about the course offered. Despite high investments in the field of job training, there is still little empirical research on training, development and education in the national literature. For this study, the course participants from the capital of Goiás and the District of Aparecida de Goiânia were investigated, who occupy the management / leadership positions in a Public Organization in the State of Goiás, and who were submitted to a training course towards 2018 and early 2019. It is an empirical research of exploratory-descriptive character, in a quantitative approach, using an application of two stages of evaluation validated by Abbad (1999) - Scale of Self-Assessment of Training Impact at Work Amplitude (IMPACT), and a Transfer Support instrument. 46 servers participated in the study with a management charge and who were trained while training. The results obtained were tabulated and exported to the program SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, they were not qualified as descriptive analyzes that allowed the interpretation of the data. The results found selected that include variables selected for integrated servers in the sample responding to the training objectives and reached by Impact in the amplitude with general average of 3.98 and Transfer support of 3.24, demonstrating the knowledge, material and predisposition to The application of the learned content, however, does not offer support to their superiors, being this variable that causes more impact or cause, with media of 1.93 and 1.83 respectively.
Keywords: Treinamento e desenvolvimento: avaliação; Treinamento e desenvolvimento: impacto em amplitude e suporte à transferência; liderança.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: ZAVA, WILMARA APARECIDA BORGES CAMARGO. AVALIAÇÃO DO SUPORTE À TRANSFERÊNCIA E DO IMPACTO EM AMPLITUDE DE UM TREINAMENTO DE LIDERANÇA APLICADO EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. 2020. [41f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/311
Issue Date: 22-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdf511.3 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.