Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/29
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: MARKETING NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
???metadata.dc.creator???: Lara, Henrique Carqueja de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lemos, Wilda Soares
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lemos, Wilda Soares
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wander, Alcido Elenor
???metadata.dc.contributor.referee3???: Garbelini, Maria de Fatima
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico de marketing do Ensino Superior ofertado pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Foram utilizados dados provenientes de documentos e pesquisas institucionais indicadores regionais, que interpretados à luz dos saberes da área de marketing, permitiram apontar fragilidades e oportunidades estratégicas, que podem ser de grande valor aos gestores da instituição. Na metodologia do trabalho, por se tratar de um estudo de ciências humanas, houve predomínio da pesquisa qualitativa, mas esta foi amparada por dados quantitativos tabulados e relacionados para este fim. O estudo analisou aspectos chave dos cursos superiores do IF Goiano para efetuar o diagnóstico: público-alvo, marca, satisfação dos públicos, concorrência, além dos itens pertencentes ao composto de marketing (produto, preço, praça e promoção). A dissertação também pode servir para indicar que, mesmo sem ter pesquisas feitas especialmente para este intuito, é possível valer-se de conceitos e técnicas de marketing para diagnosticar, planejar e agir, gerando valor e satisfação aos clientes.
Abstract: This master's thesis had as object the elaboration of a marketing diagnosis of the graduation courses offered by the Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Goiano (IF Goiano). The thesis used information proceeding from corporative documents and regional indicators and researches that has been interpreted above marketing knowledge, allowing to the organization to point strategical fragilities and opportunities, that can be of great value to the institution’s managers. In the methodology of the analysis, because it’s a humanities study, it had predominance of the qualitative research, but it was supported by quantitative data tabulated and related specially for this research. The study analyzed key aspects of the IF Goiano’s graduation courses to produce the diagnosis: target audience, brand, target satisfaction, competition, beside of the marketing Mix Ps (product, place, price and promotion).The thesis also proposes to indicate that, even without researches especially done for this intention, it’s possible to use marketing concepts and techniques to diagnosis, to plan and to act, generating value and satisfaction to the customers.
Keywords: Marketing educacional
Marketing para o setor público
IF Goiano
Ensino Público Federal
Produção de valor
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: Lara, Henrique Carqueja de. MARKETING NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. 2015. [220 pg]. Dissertação(Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação das Faculdades Alves Faria (ALFA) como parte dos requisitos para obtenção de título de mestre em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitário Alves Faria [Unialfa] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br:8080/jspui/tede/handle/tede/29
Issue Date: 27-Apr-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.