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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PERCEPÇÃO DE BENEFÍCIOS DO TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG
???metadata.dc.creator???: LIMA, MARIA REGINA DA SILVA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandez, Fernando Negret
???metadata.dc.contributor.referee2???: Torres, Claudio Vaz
???metadata.dc.description.resumo???: O desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia, assim como em outras capitais, passa por dificuldades no que tange à oferta de serviços à população, como o transporte público urbano. Nesta pesquisa, alguns elementos são apresentados de forma a identificar preocupações e falhas, com a intenção de analisar uma melhor forma de prestação de um serviço eficiente de mobilidade urbana na região estudada. Como objetivo, avaliou-se a dinâmica de funcionamento do sistema tecnológico de gestão do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia a partir do ponto de vista de pessoas e entidades relacionadas ao serviço – poder público, operadoras e população usuária. No decorrer da pesquisa, procurou-se responder a questionamentos quanto à opinião dos atores relacionados ao serviço público coletivo, qual o benefício da utilização do sistema tecnológico ITS na gestão do transporte coletivo público para a qualidade de vida da população da RMG e saber se o novo sistema de controle de transportes urbanos em Goiânia pode ser considerado uma inovação em sua plenitude. Para tal, procurou-se desdobrar a metodologia em três fases principais: (a) pesquisa bibliográfica e documental; (b) entrevistas com especialistas sobre o tema nas empresas e entidades participantes do sistema de transporte em estudo; e (c) pesquisa com a população usuária de transportes em Goiânia. Como resultado obteve-se o conhecimento acerca da percepção dos envolvidos quanto ao serviço de transporte coletivo público; na visão da empresa pesquisada, ofertante do serviço, a mesma utiliza-se das melhores tecnologias a nível mundial para melhorar a gestão do transporte e consequentemente otimizar a qualidade do serviço; a empresa entende também que o maior beneficiado de tais esforços na implantação de tecnologia, como exemplo, o ITS4Mobility é o usuário do transporte, que receberá um serviço com mais qualidade e mais informação. Por outro lado, o poder público reconhece que a empresa Consórcio RMTC exerce o papel de centralizador do serviço, onde facilitou o processo de regulamentação e fiscalização do transporte, através da criação do modelo de gestão e também da implantação de tecnologias; na visão deste, no entanto, o maior beneficiado com tais investimentos não foi o usuário, já que o serviço ainda não atingiu a plenitude esperada. Por meio da pesquisa quantitativa, o usuário demonstrou não estar informado quanto ao serviço prestado, não conhece as tecnologias disponíveis para auxiliar no processo de informação, e, a maioria, considera-se insatisfeita com o quesito qualidade do serviço. Assim, pode-se concluir que as mudanças ocorridas no transporte coletivo público da RMG, em termos de inovações, ainda não atingiram a melhoria e a qualidade no serviço, assim como a satisfação do usuário.
Abstract: The development of the metropolitan area of Goiânia, as well as in other capitals, is experiencing difficulties regarding the provision of public services such as public transportation. In this study, some elements are presented in order to identify concerns and failures, with an intention to examine how best to provide an efficient urban mobility in the region studied. To evaluate the dynamic operation of the technological system for management of public transportation in the metropolitan area of Goiânia from the point of view of persons and entities related to the service - public authorities, operators and user population. During the research sought to answer questions about the opinion of actors related to public service collective, which benefit from the use of ITS technology system in the management of public transportation to the quality of life of the RMG and whether the new control system in Goiania urban transport can be considered an innovation in its fullness. To this end, we tried to deploy the methodology in three main phases: (a) bibliographic and documentary, (b) interviews with experts on the subject in companies and institutions participating in the transport system under study, and (c) research with transport user population in Goiânia. As a result we obtained the knowledge and awareness of those involved in the service of public and collective transport in view of the researched company, supplier of the service, even using the best technologies worldwide to improve the management of transport and thus optimize the quality of service, the company also believes that the biggest beneficiary of such efforts in the implementation of technology, as an example, the user is ITS4Mobility transport, which will receive a quality service with more and more information. On the other hand, the government acknowledges that the company RMTC Consortium plays the role of centralizing the service, which facilitated the process of regulation and supervision of transport, through the creation of the management model and also the deployment of technologies, in this view, however the greatest benefit from such investment has not been a user since the service has not yet reached full expected. Through quantitative research, the user is not demonstrated to be informed about the service, does not know the technologies available to assist in the information process, and most respondents generally consider themselves dissatisfied with the quality of the service item. Thus, it can be concluded that changes in public transportation in terms of RMG innovations, have not yet reached the improvement of service, service quality and user satisfaction.
Keywords: transporte coletivo; mobilidade; metropolitana; inovação; tecnologia; qualidade de vida.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: LIMA, MARIA REGINA DA SILVA. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PERCEPÇÃO DE BENEFÍCIOS DO TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG. 2012. [128]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/276
Issue Date: 4-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



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