Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/236
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: GESTÃO DO CONHECIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS QUALIFICAÇÕES STRICTO SENSU COM AUXÍLIO FINANCEIRO EDUCACIONAL
???metadata.dc.creator???: Resende, Rosa Cristina Batista 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.description.resumo???: Este projeto de pesquisa tem por finalidade identificar se os recursos dispendidos através de bolsas e afastamentos pelo IF Goiano, para que os servidores técnico administrativos da Reitoria façam programas de mestrado e doutorado, têm retornado em forma de novos conhecimentos e projetos, e se existe uma gestão do conhecimento destas capacitações pelas chefias imediatas. Através de uma revisão conceitual na literatura voltada para a gestão do conhecimento e do capital intelectual, busca-se demonstrar a importância do conhecimento e da capacitação dos servidores públicos. A pesquisa aplicada possui caráter exploratório, utilizando-se de levantamento bibliográfico e documental como fontes secundárias de informação. Como fonte primária, foram entrevistados 31 servidores técnico administrativos da reitoria do IF Goiano que receberam auxílio educacional e/ou se afastaram para realização de programas de mestrado e doutorado. Também fizeram parte da pesquisa os chefes imediatos dos servidores qualificados e servidores sem qualificação stricto sensu como análise contra factual. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa. Quantitativa porque se utiliza de procedimentos numéricos com o propósito de otimizar a interpretação dos dados coletados e viabilizar de forma mais adequada a exposição da análise dos resultados. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos servidores técnico administrativos qualificados da reitoria do IF Goiano e aos servidores sem qualificação. É qualitativa porque dissertar acerca de pressuposições alcançadas através de questionários com perguntas abertas aos dois grupos de servidores técnico administrativos e entrevistas com perguntas estruturadas aos seus chefes imediatos. A partir dos incentivos oferecidos pelo governo federal e dos dados obtidos sobre o retorno das capacitações dos servidores técnico administrativos da reitoria do IF Goiano, foi possível constatar a presença de novos conhecimentos obtidos pelos servidores beneficiados por esses incentivos. Entretanto, com relação à existência da gestão do conhecimento, observou-se que nos três grupos da amostragem houve diferentes percepções. Enquanto a chefia imediata relata, em sua maioria, que a gestão do conhecimento é parcialmente eficaz, em ambos os grupos de servidores os aspectos referentes à não existência da gestão do conhecimento foram os mais assinalados
Abstract: The purpose of this research project is to identify if the resources spent through scholarships and removals by the IF Goiano, for the administrative staff of the Rectory to do master's and doctoral programs, have returned in the form of new knowledge and projects, and if there is a management of the knowledge of these skills by the immediate heads. Through a conceptual review in the literature focused on the management of knowledge and intellectual capital, it is sought to demonstrate the importance of knowledge and training of public servants. Applied research is exploratory, using a bibliographical and documentary survey as secondary sources of information. As a primary source, 31 technical administrative staff from the rectory of the IF Goiano were interviewed, who received educational aid and / or moved away to carry out master's and doctoral programs. Also part of the survey were the immediate bosses of qualified servers and unskilled servants stricto sensu as factual counter analysis. It is a research with a quantitative and qualitative approach. Quantitative because numerical procedures are used in order to optimize the interpretation of the data collected and to make the results analysis more feasible. Questionnaires with closed questions were applied to the qualified administrative technical servants of the rectory of the IF Goiano and to the servers without qualification. It is qualitative because it lectures on presuppositions achieved through questionnaires with open questions to the two groups of technical administrative servers and interviews with structured questions to their immediate bosses. Based on the incentives offered by the federal government and the data obtained on the return of the training of the technical administrative staff of the IF Goiano's rectory, it was possible to verify the presence of new knowledge obtained by the employees benefited by these incentives. However, regarding the existence of knowledge management, it was observed that in the three groups of the sample there were different perceptions. While the immediate management reports, for the most part, that knowledge management is partially effective, in both groups of servers the aspects related to the nonexistence of knowledge management were the most pointed.
Keywords: Instituto Federal Goiano. Gestão do Conhecimento. Capital Intelectual. Capacitação. Incentivos Federais.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Resende, Rosa Cristina Batista. GESTÃO DO CONHECIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS QUALIFICAÇÕES STRICTO SENSU COM AUXÍLIO FINANCEIRO EDUCACIONAL. 2019. [147]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/236
Issue Date: 13-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.