Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/21
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: O OLHAR DA REITORIA E DOS DISCENTES SOBRE O PLANO DE REESTRUTURAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: MACHADO, CÁSSIA SOARES DUARTE 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA FILHO., BENTO
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo promove uma investigação sobre a política pública de expansão do ensino superior e desvela seu olhar sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e avalia sua implantação na Universidade Federal de Goiás. O objetivo é demonstrar, explicitar e examinar o estado de mudança promovido pelo programa na UFG e, para tanto, foram contempladas a identidade institucional e a gestão da Universidade Federal de Goiás no âmbito das novas feições da educação superior, decorrentes, em grande parte, das atuais políticas para esse nível de ensino e das tensões e desafios contemporâneos e o processo de interiorização por ela efetivado, em atendimento aos pressupostos do Reuni. As perguntas norteadoras do estudo são: os ideais perseguidos na implantação do Reuni na Universidade Federal de Goiás foram atingidos? Quais mecanismos foram usados para a concretização das metas? A metodologia consiste em estudo de campo exploratório, investigativo e bibliográfico com abordagem qualitativa. Na composição do corpus da pesquisa, além de levantamentos em campo foram feitas entrevistas com a reitoria da universidade e com a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão de que o Reuni, apesar de atender a uma política neoliberal, tem promovido a reflexão sobre o papel da universidade e inserido muitos sujeitos antes excluídos dos processos educacionais, por meio de programas a ele vinculados e que atendem a esse público, fomentando o debate em torno de questões urgentes e que exigem autonomia universitária e tomada de decisões vinculadas à realidade social e local.
Abstract: This study promotes an investigation over public policy expansion of higher education and unveils his gaze about the Support Program Plans Restructuring and Expansion of Federal Universities – Reuni. The study evaluates the deployment this program in University Federal of Goiás The objective to demonstrate, make explicit and examine the state of change promoted by Program in UFG, for both were contemplated: the identity institutional, the management the University Federal de Goiás under the new features of education superior, arising, largely, of current policies for this level of teaching and of tensions and challenges contemporaries and the process of interiorization by it effected, in attendance to assumptions of Reuni. The guiding question of the study is: the ideals persecuted in deployment the Reuni in University Federal de Goiás were hit? Which mechanisms were used to the achievement of targets? The methodology consists in exploratory case study, investigative and bibliographic with approach qualitative. In the composition of corpus of the research, besides surveys in field, were made interviews with the rectory the university (Rector) and with the coordinator with the Directory of students (DCE). Search results contribute for understanding that the Reuni, despite of meet to a policy neoliberal, has promoted the reflection of the role of university and inserted many subject before excluded of educational processes, through programs to him bound and which cater to this public, fomenting debate around issues urgent that require university autonomy and decision-decisions linked to reality social and local.
Keywords: Ensino público superior.
Reuni.
UFG.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: MACHADO, CASSIA SOARES DUARTE. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: O OLHAR DA REITORIA E DOS DISCENTES SOBRE O PLANO DE REESTRUTURAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2013. [119 pag]. Dissertação( Programa de pós Graduação MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL 1) - Centro Universitario Alves Faria, [Goiânia Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/21
Issue Date: 1-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.