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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA APOIO À TOMADA DE DECISÕES NA EDUCAÇÃO: uma análise do sistema Goiás360 na Gestão Educacional em Goiás
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, MÁRIO DE MOURA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Filha, Lindomar Guedes Freire
???metadata.dc.description.resumo???: Gestores dos diversos níveis de uma estrutura organizacional são importantes para o sucesso de uma administração, tendo em vista cada um ter a sua parcela de responsabilidade ao tomar decisões inerentes aos processos da área de sua competência. No entanto, é importante que os gestores estejam munidos de informações confiáveis que os ajudem a tomar decisões acertadas no momento necessário, baseadas não apenas em experiência, conhecimento ou intuição, mas sim em dados consistentes. Para acesso rápido e confiável a dados, é cada vez mais comum o uso de sistemas tecnológicos especializados. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás/Seduc-GO, possui um sistema chamado Goiás360 que tem a finalidade de apoiar a gestão no desenvolvimento da política educacional no Estado. O presente estudo tem por objetivo, analisar o Sistema Goiás360 e sua utilização como ferramenta de apoio na gestão educacional em Goiás. Para tanto, foram discutidas funcionalidades associadas à tomada de decisões pelos gestores, utilizando sistemas tecnológicos na gestão educacional da Seduc-GO. O estudo se construiu a partir de um debate teórico e conceitual sobre gestão do conhecimento, gestão escolar e gestão educacional. Além disso, foi desenvolvida uma abordagem descritiva e qualitativa; estruturada em uma amostragem não probabilística; e aplicação de questionário aos gestores da Seduc-GO. A aplicação de questionários foi realizada on-line, utilizando a plataforma Google Forms, com foco principal nas áreas pedagógica e de gestão de pessoas, em relação à utilização de sistemas tecnológicos, principalmente o Goiás360. Foi possível perceber que os recursos das tecnologias da informação e comunicação aplicados na gestão educacional da rede pública estadual de ensino em Goiás, possibilitaram a gestão do conhecimento na Seduc-GO e apoiaram os gestores na tomada de decisões. A análise de SWOT do Goiás360, permitiu avaliá-lo, identificando fatores decorrentes do seu uso que podem contribuir para o debate sobre gestão do conhecimento na Seduc-GO e para melhorias do sistema, balizando-se pela potencialização dos fatores positivos por meio da exploração das forças internas e aproveitamento das oportunidades oriundas do ambiente externo, bem como pela redução dos fatores negativos através da minimização das fraquezas internas e anulação das ameaças do meio externo, que possam interferir inclusive na gestão. Os principais resultados da SWOT foram: Força: acesso fácil e rápido às informações. Fraqueza: não atualização de dados no sistema. Oportunidade: cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Ameaça: dificuldade para melhoria da internet. As plataformas tecnológicas corroboram para que os gestores da Seduc-GO acompanhem a atuação dos docentes e discentes. A análise de SWOT da aplicação das tecnologias no gerenciamento educacional foi um caminho avaliativo para mostrar o real panorama pelas questões propostas. A SWOT pode identificar o que de errado ocorre com o planejamento e mostra o que potencializar para uma mudança de gestão, viabilizando ainda mais a tomada de decisões.
Abstract: Managers from various organizational structure levels are important for the success of an administration, considering that each has its share of responsibility and decision making assingned to the processes under their competence. However, it is important that managers are prepared with reliable information that helps them make the right decisions at the time they need to, based not only on experience, knowledge or intuition, but on consistent data. For fast and reliable access to data, the use of specialized technological systems is increasingly common. The Secretaria de Estado da Educação de Goiás/SEDUC -GO has a system called Goiás360 to support state management in the development of educational policies. The present study aims to analyze the Goiás360 System and its use as a support tool in educational management in Goiás. For such analysis, we discuss features associated to decision-making carried out by managers who use technological systems in the SEDUC’s-GO educational management. The study was elaborated from a theoretical and conceptual debate on knowledge management, school management and educational management. In these terms, a descriptive and qualitative approach was developed, structured in a non-probabilistic sampling; and an application of a questionnaire to seduc-GO managers. The application of the questionnaires was online, using the Google Forms platform, which had focused on the pedagogical and people management fields, in relation to the use of technological systems, especially Goiás360. This study made possible to verify that the resources of information and communication technologies applied to educational management of Goiás state public school system enabled the management of knowledge at Seduc-GO and had supported managers in decision-making. The SWOT’s analysis of the Goiás360 allowed to evaluate the system, identifying factors resulting from its use that can contribute to the debate on knowledge management at Seduc-GO. This analysis also contributes to the discussion aimed to improve the system, based on the positive factors potentiation through the exploitation of internal forces and taking advantage of opportunities arising from the external environment, as well as the reduction of negative factors by minimizing internal weaknesses and external threats cancellation that may interfere on management. The main results of SWOT’s analysis were: Strength: easy and fast access to information. Weakness: no data update in the system. Opportunity: compliance with the access to Information Law. Threat: difficulty on improvement of internet. The technological platforms corroborate for the SeducGO managers to monitor the performance of teachers and students. The SWOT's analysis of the application of technologies in educational management was an evaluative way to show the real panorama achieved by the proposed questions. The SWOT’s analysis can identify what goes wrong with planning and shows what to potentialize for a management change, making decision making even more feasible.
Keywords: Gestão educacional; Goiás360; Tecnologia da informação; Tomada de decisões
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: VASCONCELOS, MÁRIO DE MOURA. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA APOIO À TOMADA DE DECISÕES NA EDUCAÇÃO: uma análise do sistema Goiás360 na Gestão Educacional em Goiás. 2020. [111]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/200
Issue Date: 15-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



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