Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Paulo Machado-
dc.contributor.advisor1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.date.accessioned2020-11-30T17:56:45Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.identifier.citationMachado Diniz, Paulo. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO GOIÂNIA –. 2017. [ 77 folhas ]. Dissertação( Stricto sensu pós graduação mestrado em devolvimento regional ) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia Goiás ] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/187-
dc.description.resumoDINIZ, Paulo Machado. Pedagogia da alternância: análise do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano. 82 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Centro Universitário Alves Faria, Goiânia, 2016. A Pedagogia da Alternância surge da necessidade de ampliar o grau de escolaridade de jovens trabalhadores da zona rural, uma vez que as escolas, geralmente, estão situadas na cidade e os métodos tradicionais de ensino exigem a presença diária do aluno na escola. Assim, jovens trabalhadores da zona rural, não raro, ficam excluídos da escola, em razão das atividades diárias da vida do campo. Esta pesquisa tem por finalidade analisar a proposta de implantação de um curso técnico ministrado pelo Instituto Federal Goiano, ofertado de acordo com a abordagem pedagógica da Pedagogia da Alternância. Como metodologia de estudo, é feita uma revisão bibliográfica sobre a Pedagogia da Alternância e uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário na forma de escalas Likert, tendo como sujeitos os alunos do curso em estudo. Como resultado, o estudo traz contribuições para uma melhor compreensão do que venha a ser a proposta pedagógica criada para atender a jovens trabalhadores da zona rural, demonstrando, ainda, que os alunos estão satisfeitos com o curso ofertado pelo IF Goiano. Alguns aspectos do curso, no entanto, podem ser melhorados. Palavras-Chave: Pedagogia da alternância. Agricultura familiar. Assentamentos rurais. Instituto Federal Goiano.por
dc.description.abstractDINIZ, Paulo Machado. Alternation pedagogy: analysis of the Agricultural Technical Course of the Goiano Federal Institute. 83 p. 2016. Dissertation (Professional Master in Regional Development) - Stricto Sensu Postgraduate Program, University Center Alves Faria, Goiânia, 2016. The Alternation Pedagogy arises from the need to expand the educational level of young rural workers, since schools are generally located in the city and traditional teaching methods require the daily presence of the student in school. Thus, young rural workers are often excluded from school because of the daily activities of rural life. The purpose of this research is to analyze the proposal for the implementation of a technical course taught by the Goiano Federal Institute, offered according to the Pedagogy of Alternation pedagogical approach. As a study methodology, a bibliographical review on the Alternation Pedagogy and a field research, through the application of a questionnaire in the form of Likert scales, were carried out, taking as subjects the students of the course under study. As a result, the study contributes to a better understanding of what will be the pedagogical proposal created to assist young rural workers, demonstrated that the students are satisfied with the course offered by the Goiano Federal Institute - Rio Verde Campus. Key-words: Alternation pedagogy. Family farming. Rural settlements. Federal Goian Institutepor
dc.description.provenanceSubmitted by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2017-08-21T18:01:19Z No. of bitstreams: 1 Paulo Machado - versão para encadernar 01-06.pdf: 1101175 bytes, checksum: b8baec3bc8e6fde49f31c74348edc39a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:55:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paulo Machado - versão para encadernar 01-06.pdf: 1101175 bytes, checksum: b8baec3bc8e6fde49f31c74348edc39a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:56:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paulo Machado - versão para encadernar 01-06.pdf: 1101175 bytes, checksum: b8baec3bc8e6fde49f31c74348edc39a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T17:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Machado - versão para encadernar 01-06.pdf: 1101175 bytes, checksum: b8baec3bc8e6fde49f31c74348edc39a (MD5) Previous issue date: 2017-06-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da alternância. Agricultura familiar. Assentamentos rurais. Instituto Federal Goiano.por
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.titlePEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO GOIÂNIA –por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.