Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/187
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO GOIÂNIA –
???metadata.dc.creator???: Diniz, Paulo Machado
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.description.resumo???: DINIZ, Paulo Machado. Pedagogia da alternância: análise do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano. 82 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Centro Universitário Alves Faria, Goiânia, 2016. A Pedagogia da Alternância surge da necessidade de ampliar o grau de escolaridade de jovens trabalhadores da zona rural, uma vez que as escolas, geralmente, estão situadas na cidade e os métodos tradicionais de ensino exigem a presença diária do aluno na escola. Assim, jovens trabalhadores da zona rural, não raro, ficam excluídos da escola, em razão das atividades diárias da vida do campo. Esta pesquisa tem por finalidade analisar a proposta de implantação de um curso técnico ministrado pelo Instituto Federal Goiano, ofertado de acordo com a abordagem pedagógica da Pedagogia da Alternância. Como metodologia de estudo, é feita uma revisão bibliográfica sobre a Pedagogia da Alternância e uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário na forma de escalas Likert, tendo como sujeitos os alunos do curso em estudo. Como resultado, o estudo traz contribuições para uma melhor compreensão do que venha a ser a proposta pedagógica criada para atender a jovens trabalhadores da zona rural, demonstrando, ainda, que os alunos estão satisfeitos com o curso ofertado pelo IF Goiano. Alguns aspectos do curso, no entanto, podem ser melhorados. Palavras-Chave: Pedagogia da alternância. Agricultura familiar. Assentamentos rurais. Instituto Federal Goiano.
Abstract: DINIZ, Paulo Machado. Alternation pedagogy: analysis of the Agricultural Technical Course of the Goiano Federal Institute. 83 p. 2016. Dissertation (Professional Master in Regional Development) - Stricto Sensu Postgraduate Program, University Center Alves Faria, Goiânia, 2016. The Alternation Pedagogy arises from the need to expand the educational level of young rural workers, since schools are generally located in the city and traditional teaching methods require the daily presence of the student in school. Thus, young rural workers are often excluded from school because of the daily activities of rural life. The purpose of this research is to analyze the proposal for the implementation of a technical course taught by the Goiano Federal Institute, offered according to the Pedagogy of Alternation pedagogical approach. As a study methodology, a bibliographical review on the Alternation Pedagogy and a field research, through the application of a questionnaire in the form of Likert scales, were carried out, taking as subjects the students of the course under study. As a result, the study contributes to a better understanding of what will be the pedagogical proposal created to assist young rural workers, demonstrated that the students are satisfied with the course offered by the Goiano Federal Institute - Rio Verde Campus. Key-words: Alternation pedagogy. Family farming. Rural settlements. Federal Goian Institute
Keywords: Pedagogia da alternância. Agricultura familiar. Assentamentos rurais. Instituto Federal Goiano.
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Machado Diniz, Paulo. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO GOIÂNIA –. 2017. [ 77 folhas ]. Dissertação( Stricto sensu pós graduação mestrado em devolvimento regional ) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia Goiás ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/187
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.