Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/159
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CÂMPUS URUTAÍ: AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-TUTORE
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, PATRÍCIA ALEXANDRE MIZIARA
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nunes, Heliane Prudente
???metadata.dc.description.resumo???: A finalidade desse estudo é compreender o processo de implantação e desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) no Ensino Técnico, entendendo-o como um procedimento inovador, gerando integração de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas ações educativas. Pretende-se ressaltar as origens e a importância das ferramentas de EaD no que se refere ao seu uso e interação nos cursos técnicos no Instituo Federal Goiano, Câmpus de Urutaí, destacando a aplicação do E-tutore, com suas implicações positivas e negativas. Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e documental para compreender o processo e as especialidades da EaD no Brasil e em Goiás e a metodologia qualitativa na pesquisa empírica, por meio de questionários com os técnicos em TI da Instituição, professores e alunos. Os dados obtidos revelam que a plataforma E-tutore corresponde às expectativas, tanto da docência, quanto dos discentes inscritos nos cursos técnicos da EaD do IFgoiano Câmpus de Urutaí, em relação a facilidade de uso. A facilidade de utilização do E-tutore contribui para uma prática acadêmica contextualizada, formando profissionais técnicos capacitados para o mercado de trabalho vigente. A prática docente nesses cursos ocasiona uma busca contínua por informações recentes e capacitação profissional constante.
Abstract: This study purpose is to understand the implementation process and development of Distance Education in Technical Education, understanding it as an innovative procedure, generating ICT integration in educational activities. It is intended to highlight the origins and tool importance of distance education with regard to their use and interaction in technical courses at the Instituto Federal Goiano, Campus of Urutaí, highlighting the implementation of E-tutore, with its positive and negative implications. A bibliographical and documentary research was used to understand the process and the specialties of distance education in Brazil and Goiás and qualitative methodology in empirical research, using questionnaires with technical IT Institution, teachers and students. The data reveal that the E-tutore platform meets the expectations of both the teaching, as the students enrolled in IFgoiano Campus of Urutaí distance education technical courses, for ease of use. The E-tutore ease of use contributes to a contextualized academic practice in the contemporary, creating skilled technical professionals for the current labor market. The teaching practice in these courses leads to a continuous search for latest information and constant professional training.
Keywords: Aplicação
E-tutore.
Ambientes Virtuais. Educação a Distância
???metadata.dc.subject.cnpq???: SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: TEIXEIRA, PATRÍCIA ALEXANDRE MIZIARA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CÂMPUS URUTAÍ: AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-TUTORE. 2017. [79 pag]. Dissertação( Programa Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitario Alves Faria- UNIALFA [Goiânia- Go] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/159
Issue Date: 1-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação Patricia.pdfDissertação 1.16 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.