Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/127
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O BEM – ESTAR SUBJETIVO NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DO IF GOIANO CAMPUS CAMPOS BELOS
???metadata.dc.creator???: Lula, Celyce De Sousa Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kratz, Lucia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kratz, Lucia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pires, Roseli Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema norteador o bem-estar subjetivo no trabalho e como objetivo geral propõe verificar a percepção dos docentes sobre a vivência do bem-estar subjetivo no Instituto Federal Goiano – campus Campos Belos. Diante da valorização do conceito desta temática e suas ramificações, considera-se que o bem-estar subjetivo no trabalho vem ganhando relevância no cenário mundial. Diversos estudos foram desenvolvidos ao longo dos anos com o intuito de mensurar o bem-estar subjetivo no trabalho. Esses estudos contribuíram para a formação do referencial teórico desta pesquisa. Inicialmente, foram feitas buscas nas principais plataformas digitais com o objetivo de encontrar artigos, dissertações, teses e livros que dialogam com a temática em questão. Após realizada essa fundamentação, por meio de pesquisa bibliográfica, buscou-se situar o campo de pesquisa mostrando a sua historicidade e seus princípios norteadores. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa, foi realizado um estudo de caso no IF Goiano – campus Campos Belos. Neste estudo, foram analisadas as Experiências positivas e as Habilidades interpessoais dos docentes, tendo como subcomponentes o conceito de satisfação, felicidade e emoções positivas. A obtenção dos dados foi alcançada por meio da aplicação de um questionário. Para a análise dos mesmos, utilizou-se o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, por meio dele foi possível realizar as análises descritivas das variáveis e o índice de correlação de Pearson, que mede a correlação entre os itens pesquisados. Após as análises, os resultados indicaram que na percepção dos docentes entrevistados o bem-estar subjetivo é vivenciado no IF Goiano – campus Campos Belos. As atividades realizadas pelos docentes, associadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, compreendidas como experiências positivas e as suas habilidades interpessoais evidenciam que a satisfação, felicidade e as emoções positivas são percebidas de uma maneira positiva, o que permitiu o alcance do objetivo desta pesquisa. Este estudo permite apresentar a importância do bem-estar subjetivo vivenciado pelos docentes, sendo um fator relevante para a motivação e felicidade desses profissionais e contribui para o aumento da produtividade e envolvimento com o trabalho. Quanto à contribuição acadêmica, os resultados cooperam ao trazer uma nova visão dos estudos relacionados ao bem-estar subjetivo no trabalho docente. Este estudo poderá ser aplicado futuramente a todos os servidores do IF Goiano – campus Campos Belos, e ainda se expandir para os demais campi dessa instituição. Dessa forma, seria possível identificar e analisar a percepção de todos os servidores, e verificar se o bem-estar subjetivo é vivenciado como um todo nessa instituição de ensino.
Abstract: This research has as a guiding theme the subjective well-being at work and as a general objective it proposes to verify the perception of teachers about the experience of subjective well-being at the Goiano Federal Institute – Campos Belos campus. In the face of the appreciation of the concept of this theme and its ramifications, it is considered that subjective well-being at work has gained relevance in the world scenario. Several studies have been developed over the years with the aim of measuring subjective well-being at work. These studies contributed to the formation of the theoretical reference of this research. Initially searches were made on the main digital platforms with the objective of finding articles, dissertations, theses and books that dialogue with the subject matter. After completing this theoretical support through a bibliographical research, we sought to situate the field of research showing its historicity and guiding principles. In order to achieve the objective proposed in this research, a case study was carried out at the IF Goiano – Campos Belos campus. In this study, the positive experiences and the interpersonal skills of the teachers were analyzed, having as subcomponents the concept of satisfaction, happiness and positive emotions. Data collection was achieved through the application of a questionnaire. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) was used to analyze the variables and it was possible to perform the descriptive analyzes of the variables and the Pearson correlation index, which measures the correlation between the items surveyed. After the analysis, the results indicated that in the perception of the teachers interviewed the subjective well-being is experienced in the IF Goiano – Campos Belos campus. The activities carried out by teachers associated with teaching, research, extension and management, understood as positive experiences and their interpersonal skills, show that satisfaction, happiness and positive emotions are perceived in a positive way, which allowed the achievement of the objective of this research. This study allows to present the importance of the subjective well-being experienced by the teachers, being a relevant factor for the motivation and happiness of these professionals and contributes to the increase of productivity and involvement with the work. As for the academic contribution, the results cooperate to bring a new vision of the studies related to the subjective well-being in the teaching work. This study could be applied in the future to all the workers of the IF Goiano – Campos Belos campus and still expand to the other campuses of this institution. In this way, it would be possible to identify and analyze the perception of all the workers and verify if the subjective well-being is experienced as a whole in this teaching institution.
Keywords: Trabalho docente, bem-estar no trabalho, bem-estar subjetivo
Teaching work, well-being at work, subjective well-being
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Lula, Celyce De Sousa Gonçalves. O BEM – ESTAR SUBJETIVO NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DO IF GOIANO CAMPUS CAMPOS BELOS. 2017. [137 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/127
Issue Date: 24-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CELYCE DE SOUSA GONÇALVES LULA.pdfDOCUMENTO PRINCIPAL1.88 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.