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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INDICADORES DE EVASÃO DE ALUNOS: ESTUDO EM UM CURSO EAD DA REDE FEDERAL DE ENSINO – AS CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
???metadata.dc.creator???: Silva, Eduardo Alves
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino a Distância (EaD) cresce continuamente, possibilitando reduzir as desigualdades de oportunidades e promovendo maior democratização do ensino. Por outro lado, crescem continuamente, também, as taxas de evasão dos cursos ofertados na modalidade de ensino a distância. Esta dissertação aborda os temas Ensino a Distância, a problemática da Evasão e o Marketing de Relacionamento. A pesquisa tem como foco estudar os fatores de evasão de alunos de um curso EaD da Rede Federal de Ensino e as contribuições do marketing de relacionamento. O estudo identificou os atributos que levaram os alunos a evadirem do curso Técnico em Administração, ofertado na modalidade de ensino a distância, respondendo à problemática de pesquisa de identificar quais os fatores que motivam um aluno a evadir de um curso EaD. De acordo com o modelo geral do procedimento metodológico, a pesquisa teve a concepção exploratória do tipo qualitativa, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 20 alunos evadidos do curso Técnico em Administração do EaD do IF Goiano, por meio de um roteiro baseado na escala de motivos para evasão do Ensino Superior de Ambiel (2015). As análises foram realizadas por meio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa possibilitou identificar que os motivos institucionais que levam à evasão foram determinantes para a decisão dos alunos de abandonar o curso, entre os quais se destacam: falta de suporte, motivos pessoais, relacionados à carreira e desempenho acadêmico, respectivamente. O fator mais relatado pelos entrevistados com determinante para a evasão foi a falta de estrutura adequada para os alunos. Como sugestão, com base nos fundamentos do marketing de relacionamento, recomendou-se realizar melhorias na estrutura dos pólos com ações preventivas buscando mostrar ao aluno o esforço necessário para acompanhar os cursos a distância, proporcionar atenção especial aos alunos nos primeiros meses de curso e realizar avaliações contínuas objetivando identificar possíveis falhas a fim de efetuar as correções necessárias. Em virtude das limitações deste trabalho, fomentou-se como temas para novos estudos que se pesquise em outros cursos EaD da Instituição e também de outras instituições públicas e privadas de ensino que ofertam cursos na modalidade de ensino a distância.
Abstract: Distance Education (EaD) is growing continuously, making it possible to reduce inequalities of opportunities and promote greater democratization of education. On the other hand, the evasion rates of the courses offered in the distance education modality are growing continuously. This dissertation addresses the topics of Distance Learning, Evasion problem and the Relationship Marketing. The research is focused on studying the students' evasion factors of an EaD course in the Federal Education Network and the contributions of relationship marketing. The study identified the attributes that led the students to evade the Technical Course in Administration offered in distance learning modality, thus responding to the research problem which was to identify the factors that motivate a student to evade an EaD course. According to the general model of the methodological procedure, the research had the qualitative exploratory conception, in which in-depth interviews were carried out with 20 students evaded from the Technical Course in Administration of the Instituto Federal Goiano (Goiano Federal Institute), through a script based in the scale of reasons for evasion in Higher Education provided by Ambiel (2015). The analyses were performed using the content analysis technique. The research made it possible to identify that the institutional reasons that lead to evasion were decisive for students to leave the course, among which the following stand out: lack of support, personal reasons, career related and academic performance, respectively. The factor which was most reported by the interviewees as a determinant for evasion was the lack of adequate structure for the students. As a suggestion, based on relationship marketing fundamentals, it was recommended to carry out improvements in the structure of the support centers, carry out preventive actions seeking to show the student the necessary effort to follow distance courses, give special attention to students in the first months of the course and perform continuous evaluations aiming to identify possible faults in order to make the necessary corrections. Due to the limitations of this work, it is suggested that new studies are necessary in other EaD courses of the Institution and also of other public and private institutions of education that offer courses in the modality of distance education.
Keywords: Ensino a distância.
Evasão
Marketing de Relacionamento
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: SILVA, EDUARDO ALVES. INDICADORES DE EVASÃO DE ALUNOS: ESTUDO EM UM CURSO EAD DA REDE FEDERAL DE ENSINO – AS CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2017. [88 pags]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO) - Centro Universitário, Alves Faria [Goiânia Goias] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/116
Issue Date: 1-Sep-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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