Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/113
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: USO E REPERCUSSÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: Iacovelo, Marcos Terra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Henrique , Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Kratz, Lucia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Borges, Flávio Manoel Coelho
???metadata.dc.description.resumo???: As mídias sociais têm sido amplamente utilizadas por profissionais de marketing para, dentre diversos objetivos, obter a divulgação da marca e a fidelização de clientes em vários segmentos empresariais. O setor educacional é um segmento em contínua expansão, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam abordar estratégias cada vez mais elaboradas e contínuas, para adesão de novos alunos e de manutenção de alunos já matriculados, haja vista a competitividade do setor. Nesse contexto, dentro do planejamento das estratégias de marketing, em especial o marketing digital, o monitoramento das mídias sociais digitais mais utilizadas pelas IES privadas torna-se fundamental para o conhecimento do público alvo e suas reações e percepções sobre cada uma delas. Com base em estudos publicados recentemente, neste trabalho foi realizada uma mensuração do grau de uso e repercussão das cinco mídias sociais mais utilizadas pelas IES privadas, a partir de metodologia previamente descrita na literatura, utilizando outros setores como referência. Para a aplicação da pesquisa, realizou-se o levantamento de dados de 78 instituições privadas de ensino superior do Estado de Goiás e de dados oriundos de cinco mídias sociais. Os resultados mostraram que as mídias sociais mais utilizadas pelas IES com perfis ativos foram: o Facebook (83%), Instagram (30%), Twitter (28%) Youtube (19%) e Google+ (11%). Das 60 (77%) IES selecionadas para as análises do Grau de Uso e Repercussão das Mídias Sociais (GURMS), destacaram-se a Faculdade Cambury, a Uni-Anhanguera, a PUC-Goiás e o Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), por apresentarem GURMS máximo em 4 ou 5 mídias sociais e Grau de Uso e Repercussão Corporativo das Mídias Sociais - GURCMS acima de 0,999, sendo o grau máximo igual a 1. Os resultados apresentados neste estudo sugerem que há ainda pouca adesão em algumas mídias sociais com elevado potencial para o marketing digital. Assim, espera-se que os resultados encontrados apoiem técnicos e gestores das IES na criação de estratégias de marketing para proporcionar maior visibilidade ao público alvo e um direcionamento capaz de sanar as debilidades encontradas, fortalecendo sua marca e fidelizando os clientes. Outrossim, foi demonstrado que a metodologia de cálculo para a obtenção dos índices de uso e repercussão das mídias sociais pode ser aplicada em diversos setores, onde os resultados obtidos poderão ser comparados a estudos futuros que visem abrangência nacional.
Abstract: Social media has been widely used by marketers to achieve brand awareness and customer loyalty across a range of business segments. The education sector is a continuously expanding segment, where higher education institutions (HEI) need to address even more elaborate and continuous strategies, for the adhesion of new students and for the maintenance of students already enrolled, given the sector's competitiveness. Within this context, the planning of marketing strategies, especially digital marketing, monitoring the digital social media most used by private HEI becomes fundamental for the knowledge of the target audience and their reactions and perceptions about each one. Based on recently published studies, in this particular work, based on a previously dicribed in literature, was used a measurement of the degree of use and repercussion of the five social media most used by private HEI was carried out, using other sectors as reference. For the application of the research, data were collected from 78 private institutions of higher education in the State of Goiás and data from five social media. The results showed that the social media most used by HEI with active profiles were Facebook (83%), Instagram (30%), Twitter (28%), Youtube (19%) and Google+ 11%). Of the 60 (77%) HEI selected for the analysis of the Degree of Use and Repercussion of Social Media, the Cambury School, Uni-Anhanguera, PUC-Goiás and the Institute de Pós-graduação e Graduação (IPOG) stood out, for presenting the following GURMS maximum in 4 or 5 social media and Degree of Use and Social Repercussion of Social Media - GURCMS above 0.999, the maximum degree being equal to 1. The results presented in this study, suggest that there is still little adherence in some social media with high potential for digital marketing. Thus, it is expected that the results found will support HEI technicians and managers in the creation of marketing strategies to provide greater visibility to the target audience and a direction capable of healing the weaknesses found, strengthening their brand and loyal customers. Furthermore, it was demonstrated that the calculation methodology to obtain the indices of use and repercussion of social media can be applied in several sectors, where the results obtained can be compared to future studies that aim national coverage.
Keywords: Mídias sociais, marketing digital, grau de uso e repercussão nas mídias sociais.
Social media, digital marketing, degree of use and effect on social media.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Iacovelo, Marcos Terra. USO E REPERCUSSÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE GOIÁS. 2017. [125 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/113
Issue Date: 18-Feb-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.