Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Elion Sarmento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487295521952044por
dc.contributor.advisor1Bontempo, Paulo César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7391840846575335por
dc.contributor.referee1Bontempo, Paulo César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7391840846575335por
dc.contributor.referee2Godoi, Cintia Neves-
dc.contributor.referee3Junior, Antônio Luz-
dc.date.accessioned2020-11-30T17:34:37Z-
dc.date.issued2015-09-04-
dc.identifier.citationSarmento Silva, Elion. ANÁLISE DOS FATORES QUE LEVARAM EMPRESAS A SE INSTALAREM NO TOCANTINS EM FUNÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL. 2015. [129 pag]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [Goiânia GO] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/103-
dc.description.resumoAs empresas do mercado globalizado têm redirecionado suas localizações, deflagrando um processo que se pode chamar de desconcentração econômica. Existem fatores locacionais que levam a mudanças estratégicas de localização por parte destas empresas como: custo de transporte, de transferência, custo de produção, custo de armazenagem, entre outros. O interesse em desvendar a situação particular do estado do Tocantins, fundamentou o delineamento do objetivo geral desta pesquisa que consiste em analisar os fatores que influenciam as empresas no processo de escolha de localização a se instalarem na plataforma multimodal em Palmas/Porto Nacional-Tocantins, motivadas pela construção da ferrovia Norte-Sul. Esta área geográfica do território brasileiro, por estar implementando um eixo de transporte que liga a região norte ao sul do País, tem promovido um empreendimento indutor da ocupação econômica do cerrado brasileiro. A metodologia da pesquisa prioriza a abordagem qualitativa para análise dos dados. Busca-se nesta dissertação, identificar os fatores locacionais de instalação destas empresas em uma linha investigativa que permita contribuir para o desenvolvimento regional, de forma a possibilitar a formulação de políticas públicas nas decisões locacionais.por
dc.description.abstractThe companies in the global market have redirected their locations, triggering a process that can be called economic decentralization. There locational factors that lead to strategic changes of location by such companies as: cost of transport, transfer, production costs, and storage costs, among others. The interest in uncovering the particular situation of the state of Tocantins, founded the design of the general purpose of this research is to examine the factors that influence companies in the process of location of choice to set up shop in the multimodal platform in Palmas / Porto Nacional -Tocantins, motivated by the construction of the North- South railway. This geographic area of Brazil, to be implementing a transport route connecting the north to the south of the country, has promoted an inductor venture of economic occupation of the Brazilian cerrado. The research methodology prioritizes qualitative approach to data analysis. Search up in this work, identify locational factors installation of these companies in an investigative line to allow contribute to regional development, in order to enable the formulation of public policies in locational decisions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2017-07-14T18:58:36Z No. of bitstreams: 1 anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5 (1).pdf: 2040190 bytes, checksum: 506f21aa21f83053200aa0e900828f99 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:32:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5 (1).pdf: 2040190 bytes, checksum: 506f21aa21f83053200aa0e900828f99 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:33:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5 (1).pdf: 2040190 bytes, checksum: 506f21aa21f83053200aa0e900828f99 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T17:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5 (1).pdf: 2040190 bytes, checksum: 506f21aa21f83053200aa0e900828f99 (MD5) Previous issue date: 2015-09-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.relation.referencesABEBPRA -Associação Brasileira dos Portos Secos -Disponível em: <http://www.abepra.org.br/servicos.aspx.> Acesso em 10 ago. 2013. ADORNO, Lucio Flavo Marini. Ferrovia Norte-Sul: na trilha da questão regional. Palmas, Unitins, 1999. Industrialização, Urbanização, avanço das atividades capitalistas ALBAGLI, S. Território e Territorialidade. In: LAGES, V.; BRAGA, C.; MORELLI, G. (Orgs.). Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará / Brasília, DF: SEBRAE, 2004. ALMEIDA, C.F. (2008). Elaboração de Rede de Transporte Multimodal de Carga para a Região Amazônica sob o Enfoque do Desenvolvimento Econômico.Tese de Doutorado, Univ. de Brasilia, Departamento de Engª Civil e Ambiental, Brasilia, Brasil, 2008 ANDRADE, M.C. de. Espaço, polarização e desenvolvimento: a teoria dos polos de desenvolvimento e a realidade nordestina. SP: Grijalbo,1977. ARANTES, A.C. A & outros. Administração Mercadológica: Princípios e Métodos. 2A. Ed. Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1975. 116 ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA DE PLATAFORMAS. Europlataforms. Ministerio de Fomento da Espanha. 2010. AZZONI, C. R. Fatores Locacionais, Incentivos Municipais e a Localização de Indústrias no Estado de São Paulo 1982. Dissertação de Mestrado Faculdade de Economia e Administração/USP, BARROSO, A. C, PAIXÃO, A. N. Evolução do Mercado de Trabalho no Tocantins, Conjuntura do Tocantins 2010BECKER, BERTA K. A Amazônia e a política ambiental brasileira. In Território, Territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial/Milton Santos. RJ: Lamparina , 3 ed. 2007. Pág. 22-40. BECKER, K. Berta- Revisão das Politicas de Ocupação da Amazônia: É possível identificar modelos para projetar cenários. 2001- Parcerias Estratégicas nº12 –set.2001. BENKO, G. Economia, Espaço e Globalização: na aurora do século X.SP:Hucitec, 1999 BERNARDES, C; MARCONDES. R. C. Criando Empresas para o Sucesso. 2.Ed..SP.Futura, 2000. BLANCO, F.A. REIS, E. J. Capacidade Tributária dos Estados Brasileiros , Economia brasileira em Perspectiva .V.2-RJ.IPEA-2010. BOUDOUIN, D. Logística Território-Desenvolvimento: O caso Europeu.in: Seminário Internacional: Logística, Transportes e Desenvolvimento, 1, 1996, Ceará. Anais. UFC/CT/DET, 1996. BOWERSOX, D. J. CLOSS, D J. Logistical Management- A Integração do Processo de Suprimento. 1. Ed..Mc Graw Hill, 1996. CARVALHO, J. L. M. TOLEDO, J. C. A decisão de fazer um projeto Universidade Empresa: uma simples decisão de comprar ou fazer ? In: Encontro de Engenharia da Produção, 2010. CLÉLIO , Campolina Diniz. Reestruturação econômica e Impacto Regional- O Novo Mapa da Indústria Brasileira. Ed.Nova Economia- BH.1996 CLEMENTE, Ademir. Economia Regional e Urbana. São Paulo: Ed. Atlas, 2000. CLEMENTE, A.; HIGACHI, H. Y. Economia e desenvolvimento regional. SP, Atlas 2000 117 CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. 4 ed. São Paulo: Ática, 1991. COSTA, E. J. M. Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Brasilia: Mais Gráfica Editora, 2010. COSTA, Fabiano G., CAIXETA-FILHO, J. V. & A Transporte e logística em Sistemas agroindustriais- São Paulo-Atlas-2001 CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Indicadores agropecuária. Disponível em <http://www.conab.gov.br> Acesso em: 19 agosto. 2014. CNT - Confederação Nacional dos Transporte.. Ferrovias, 2011. DEMO, P. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 3. Ed. São Paulo: Cortez Autores associados, 1992. DINIZ, Eli. Governabilidade, Governança e Reforma do Estado: considerações sobre o novo paradigma. Revista do Serviço Público, nº 2, pp. 5-20, 1996. DUBKE, A.F. Plataformas Logísticas : Características e Tendências para o Brasil. Rio de Janeiro, 2004. Departamento de Engenharia Industrial. PUC.RIO DE JANEIRO. DUARTE, Patricia Costa. Desenvolvimento de Mapa Estratégico para Apoiar uma Plataforma Logísitica, 2004, 284. Tese de Doutorado - Escola de Engº UFRGS-2004. FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.. Estimativa do PIB e Investimento na indústria do Estado do Tocantins - 2012. FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.. Perfil competitivo do Estado do Tocantis-2011. FEITOSA, C. O. Aglomerações Industriais como fator de desenvolvimento regional: um estudo de caso no Nordeste brasileiro. Brasil, 2009. Edição eletrônica gratuita. Disponível em: <http://www.eumed.net/libros/2009a/521> Acesso em: 17 mar /2014. FERREIRA, Carlos Mauricio. Teoria da Localização e Crescimento Econômico. Rio de Janeiro: ISEB.1989 118 FRIEDMANN, J. A estratégia dos polos de crescimento como instrumento da política de desenvolvimento. In: A planificação e os polos de desenvolvimento. Portugal: Rés, p.28-45, 1975 GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1995. HADDAD,P.R. Economia Regional do Brasil. UFRGS. 1989.Disponível em: <WWW.IBGE.GOV.BR/ESTADOSAT/PERFIL.PHP?LANG=&SIGLA=to> acesso em 14 mar. 2014 HERNANDEZ, J.L. S. Geografia do Desenvolvimento. ED. Caja Duero, 1998. HUANG, X.; SOUTAR, G.N.; BROWN, A. New product development processes in small and medium-sized enterprises: some australian evidence. Journal of Small Business Management, v. 40, n. 1, p. 27-42, Jan. 2002. IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica e Social.. O Brasil na Virada do Milênio: Trajetória de Crescimento Desafios do Desenvolvimento. Vol. 2/Parte IV Brasília, IPEA, 1997.Para década de 90 – Prioridades e Perspectivas de Políticas Públicas. vol. 3 População, Emprego, Desenvolvimento Urbano e Regional. Brasília, IPEA, 1990. JANK, S. MARCOS. Revista USP. São Paulo, nº 64 p.14-27. 2005. KON, A. Economia industrial. São Paulo: Ed. Nobel 1994. KOTLER, P. Marketing – Edição Compacta. Tradução brasileira de H. de Barros. São Paulo, Atlas, 1996. LAS CASAS, A. L. Marketing – Conceitos, Exercícios e Casos. SP., Atlas, 2001. LEMOS, M.B., DINIZ, C. C., GUERRA, L., MORO, S. A Nova configuração regional brasileira e sua geografia econômica. Estudos Econômicos, v. 33, n. 4, p. 44-57, 2000. LAKATOS, E, MARCONI, M. Fundamento de Metodologia Cientifica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991. 119 MALDANER, I.S. Discriminação por gênero no mercado de trabalho paranaense. In: Monografias premiadas: Prêmio IPEA 2005. Brasília: IPEA/Caixa, 2006. MARINO, S.E: Um Mercado em Compasso de Espera. Revista Tecnologística, Publicare, São Paulo, 2002. MANZAGOL, C. Lógica do Espaço Industrial. . 3ºed: SP . Ed. Lugar,1985. MYRDAL, G. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: ISEB, 1960. MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Pioneira 1990. MTE-MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Cadastro Geral de Empregos e Desempregados. Brasília: MTE, 2010. MDIC- MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR -DIDERT/SEDECTI . Brasília, 2013. POCHMANN, M. Perspectivas de desenvolvimento local com inclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004 PERROUX, François. Introdução a Versão Francesa de Theorie der Wirtschaftilchen Entwiclung. Dalloz, 1955. PERROUX, F. O conceito de polo de desenvolvimento. In: FAISSOL, S. (Org.) Urbanização e Regionalização: Relações com o desenvolvimento econômico. RJ:IBGE, p. 97-110, 1975 POLÉSE, M. Economia Urbana e Regional: lógica espacial das transformações. Coimbra: APDR, 1998. RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS/ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (RAIS/MTE). Base de dados online. Brasília: MTE, 2011. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.-G&DR-V.8, N.2-PG.107-129. Revista Economia e Desenvolvimento, Recife, 2010. Ana Claudia Barroso e Adriano Nascimento da Paixão. (Evolução do Mercado de Trabalho no Tocantins). 120 RICHARDSON, H. W. Economia Regional: Teoria da Localização, estrutura urbana e crescimento Regional. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. RICHERS, R. O que é Marketing. São Paulo, Brasiliense, 2003. (Col. Primeiros Passos). ROSENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Saraiva, 2006. ROSSI, C. A. V; LUCE, F. B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In XXIII Encontro anual da ANPAD, 2002, salvador. Anais. Salvador: ANPAD, CD ROM, 2002 SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: Território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2003. SILVA LEME, R. A Contribuição à Teoria da Localização Industrial. Universidade de São Paulo, 1965. SELLTIZ, C.; WEIGHTSMAN, L. S. & COOK, S. W. Métodos de pesquisas nas relações sociais: medidas na pesquisa social. Vol.2.SP, EPU, 1987 SEGPLA. Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás Disponível em: http://www.segplan.go.gov.br/post/ver/168644/plataforma-logistica-multimodal-do-estadode- goias>. Acesso em: 24 jul. 2014. SOUZA, C.. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a03n16.pdf.> Acesso em: 10 out. 2011. SOUZA, Antônio Artur. Gestão Financeira e de Custos, SP, Ed. Atlas, 2013 VALEC-Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. Disponível em:http://www.valec.gov.br/> acesso em: junho 2014 VALEC. Estudos de Alocação de Demanda e Micro-localização do Arranjo Geral do Pátio Terminal de Porto Nacional - TO. Ministério dos Transportes. Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. Relatório Técnico. 2006. 121 VALEC. Estudos de Alocação de Demanda e Micro-localização do Arranjo Geral do Pátio Terminal de Araguaína - TO. Ministério dos Transportes. Engenharia Construções e Ferrovias S/A. Relatório Técnico. 2006. VALEC. Plano Estratégico Empresarial para a FNS: Volume 1 – Sumário Executivo. Ministério dos Transportes. Engenharia, Construções e Ferrovia S/A. 2004. VALEC. Plano Estratégico Empresarial para a FNS: Volume 2 – Estudo de Mercado. Ministério dos Transportes. Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. 2004. VALEC. Plano Estratégico Empresarial para a FNS: Volume 4 – Modelagem da Parceria Público-Privada. Ministério dos Transportes. Engenharia, Construções e Ferrovia S/A.2004. VON THÜNEN, Johann Heinrich. O Isolamento do Estado. Pergamon Press,1966. WEBER, Alfred. Teoria da Localização Industrial. 2º.Ed.Chigado-Universidade de Chicago Press.1957.(Primeira Edição :1909). WOILER, S; MATHIAS, W. F. Projetos: Planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 1996.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento Regional. Economia Tocantinense. Ferrovia Norte – Sul. Teoria da Localização.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleANÁLISE DOS FATORES QUE LEVARAM EMPRESAS A SE INSTALAREM NO TOCANTINS EM FUNÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE-SULpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anlise-dos-fatores-que-levaram-empresas-a-se-instalarem-no-tocantins-em-funo-da-construo-da-ferrovia-norte-sul5 (1).pdfANÁLISE DOS FATORES QUE LEVARAM EMPRESAS A SE INSTALAREM NO TOCANTINS EM FUNÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL1.99 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.